Duas mil armadilhas para a apanha de polvo, embalagens de plástico, redes de pesca, electrodomésticos, pneus, lâmpadas e botijas de gás. É esta a lista dos materiais que fazem parte das cerca de 5 mil toneladas de resíduos de grandes dimensões retirados do areal de praias de quatro concelhos do Centro (Marinha Grande, Leiria, Pombal e Figueira da Foz) nos últimos dias.
Ao longo de uma extensão de 40 quilómetros, a associação Brigada do Mar limpou o areal entre São Pedro de Moel e a Praia de Lavos, numa ação que arrancou na semana passada, dia 20, e terminará esta segunda-feira, dia 25.
"Cerca de 80% do lixo encontrado, em volume, provém da actividade piscatória e das embarcações", refere Simão Acciaioli, responsável da Brigada do Mar e coordenador da acção, numa nota enviada ao Notícias ao Minuto.
"Encontrámos também uma quantidade anormal de resíduos cobertos de percebes, o que significa que este lixo estava no mar há bastante tempo, além de quinze golfinhos em decomposição e muitas centenas de caravelas portuguesas", salienta.
Pela tipologia e rotulagem, aponta a associação, é possível atribuir a origem de uma parte destes resíduos: Ásia, norte de África, continente americano e Espanha.
No que diz respeito aos resíduos de menores dimensões, sobretudo plástico, algum vem directamente das Estações de Tratamentos de Águas Residuais, como é o caso dos bastões de cotonetes, em grande quantidade, adianta a associação.
Brigada do Mar palmilhou 40 km de areal nas praias do Centro do país© Brigada do Mar
Uma parte do lixo encontrado e recolhido servirá para produzir uma instalação artística. O restante será encaminhado para o circuito de reciclagem e tratamento.
80% dos resíduos encontrados provém da atividade piscatória© Brigada do Mar
Esta acção de limpeza e descontaminação conta com o apoio de My Planet da Navigator, Yamaha Portugal, Parque de Campismo da Praia do Pedrógão e das câmaras municipais da Marinha Grande, Leiria, Pombal e Figueira da Foz.
A Brigada do Mar tem previstas mais acções regulares de descontaminação desta faixa litoral de maneira a diminuir a quantidade de lixo acumulada. Sob o lema "indignação com acção", a associação já limpou em Portugal mais de 600 km lineares de costa, retirou mais de 550 toneladas de lixo do areal e com ela colaboraram mais de mais de 6000 voluntários, em mais de 200 dias efetivos de iniciativas de limpeza e sensibilização.