Marcelo Rebelo de Sousa assinalou, esta terça-feira, dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no site oficial da Presidência da República Portuguesa.
No comunicado partilhado o Chefe de Estado começa por dizer que a celebração deste dia, proposto pelas Nações Unidas, desafia-nos a “derrubar barreiras”, sejam elas nas acessibilidades, físicas ou tecnológicas, “barreiras à igualdade de oportunidades na formação e no emprego, as barreiras ao pleno exercício da cidadania e à participação política dos cidadãos com deficiência ou algum tipo de incapacidade”.
Marcelo Rebelo de Sousa associa-se assim a este desafio, sublinhando que já muito foi feito em Portugal pela defesa dos direitos dos cidadãos com deficiência, mas lembrando também que “há ainda muito por fazer no caminho de uma sociedade mais inclusiva e acessível”.
O Presidente da República termina a sua declaração sobre este dia agradecendo “a todos os portugueses com deficiência o seu esforço e contributo na construção de uma sociedade mais rica e plural”.