Rui Pinto fica esta segunda-feira a saber por quantos crimes vai a julgamento. À entrada do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, o advogado Francisco Teixeira da Mota referiu aos jornalistas que o pirata informático "tem noção do processo" e "das possibilidades que há".
"Ele tem a noção do processo, tem a noção das possibilidades que há e a meritíssima juíza de Instrução pode decidir no sentido de manter exatamente a acusação como pode alterá-la e ele está preparado para tudo", sublinhou o advogado.
Já quanto a "prognósticos", Teixeira da Mota recusou fazê-los: "Uma pessoa faz o seu melhor e depois confia que a justiça será feita e se não for feita recorre. É assim que funciona"
Questionado sobre o estado de espírito de Rui Pinto, destacou que é "positivo". "Ele é uma pessoa bastante corajosa e forte e penso que a dimensão do Rui Pinto na sociedade portuguesa não se esgota neste processo", concluiu.
Recorde-se que Rui Pinto, criador do Football Leaks, está acusado pelo Ministério Público de 147 crimes de acesso ilegítimo, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão.
A defesa do pirata informático requereu a instrução apenas com o objetivo de reduzir os crimes, não estando em causa o facto de o arguido não ir a julgamento, mas antes corrigir "aspetos legais", como a duplicação de crimes.
A leitura da decisão instrutória, pela juíza de instrução criminal Cláudia Pina, está marcada para as 14h00, no Campus da Justiça.