A Polícia Marítima intercetou, esta quarta-feira, uma embarcação com onze imigrantes ilegais a bordo em Olhão, no Algarve, avança a SIC Notícias. A interceção aconteceu esta madrugada, cerca das 04h30.
Estes jovens, todos homens e com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos, serão de El Jadida, a mesma cidade de onde vieram os oito jovens migrantes marroquinos que chegaram à praia de Monte Gordo em dezembro.
Este grupo terá ficado cinco a seis dias no mar. Foram descobertos por populares que alertaram a Polícia Marítima.
Três deles foram encaminhados para o Hospital de Faro.
"Recebemos informação de que estaria uma embarcação com cidadãos do Norte de África. A equipa deslocou-se para o local e intercetou a embarcação com os onze elementos", revelou o Comandante da Capitania do Porto de Olhão ao canal. "Foram trazidos para o Comando local de Olhão e depois foram feitos todos os procedimentos normais", acrescentou.
O INEM foi chamado para o local, uma vez que dois jovens sentiam "dores abdominais" e outro tinha um "traumatismo numa perna". Agora, vão ser entregues ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
"Não houve tentativa de fuga da parte deles. A dificuldade linguística existe mas alguns dados conseguimos retirar", assegurou ainda o Comandante, revelando que os jovens traziam na embarcação "mantimentos para poucos dias e combustível".
Recorde-se que em dezembro oito jovens entre os 16 e os 20 anos desembarcaram em Monte Gordo. Na altura, disseram ter estado "cinco dias no mar" e estavam bem de saúde, não requerendo especiais cuidados.
[Notícia atualizada às 08h44]