O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou, na passada segunda-feira, a cerimónia de celebração de contrato para o preenchimento de vagas da Carreira Especial de Enfermagem. Trata-se de um reforço de 25 enfermeiros para o INEM.
Esta contratação, refere uma nota publicada no site do Serviço Nacional de Saúde, "culmina o processo iniciado em junho de 2019 e que passou por diversas fases de seleção dos candidatos às 25 vagas disponíveis. Com esta contratação, o INEM passará a contar com 193 enfermeiros no seu quadro de pessoal".
Estes profissionais irão agora passar por um período de formação, já que terão de frequentar o Curso para Enfermeiros de Ambulância de SIV com a duração de 152 horas. Nesta formação, entre outros aspetos, irão ser abordados conteúdos formativos como o Suporte Avançado de Vida, Emergências Médicas, Trauma, Emergências Pediátricas e Obstétricas, Transporte do Doente Critico e Situações de Exceção e, por fim, um estágio.
Depois de concluída a formação, os enfermeiros que completarem com sucesso todas as etapas irão ter oportunidade de integrar então as escalas de trabalho nas ambulâncias SIV do norte e sul do país.
Explica ainda a nota publicada que as ambulâncias SIV se destinam a garantir cuidados de saúde diferenciados à população. E estes meios de socorro, por forma a cumprir legislação, deverão estar integrados nos Serviços de Urgência Básica e são tripulados por um técnico de emergência pré-hospitalar e por um enfermeiro.