Já diz o ditado popular que "depois da tempestade vem a bonança" e esta semana, pelo menos a nível meteorológico, podemos levá-lo à risca. É que, depois de vários dias de mau tempo, a primavera parece mesmo ter chegado.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os próximos dias serão de sol e temperaturas a rondar os 30ºC, com algumas (poucas) exceções.
O sol começa a espreitar já hoje, terça-feira, 22 de abril, por entre um céu parcialmente nublado. As únicas exceções são os Açores e Coimbra, para onde os meteorologistas preveem chuva fraca.
As temperaturas rondam os 20ºC de máxima na maior parte dos distritos, chegando mesmo aos 22ºC em Faro e na Madeira. Já em Lisboa os termómetros não devem ir além dos 19ºC, no Porto dos 17ºC.
Em Évora e nos Açores, as máximas devem atingir os 20ºC, assim como em Braga, Castelo Branco, Santarém, Setúbal e Beja.
Na quarta-feira, 23 de abril, as previsões apontam para uma subida de vários graus nos termómetros e que o sol brilhe na maioria do país. A única exceção é o arquipélago dos Açores, para onde se prevê alguma chuva.
Os distritos mais quentes serão Santarém, Setúbal e Beja, com 25ºC de máxima, assim como Braga, Lisboa e Faro com 24ºC de máxima, enquanto os mais frescos serão a Guarda e Aveiro que não irão além dos 19ºC de máxima. No Porto os termómetros devem chegar aos 20ºC e em Évora aos 23ºC.
Na quinta-feira, 24 de abril, as temperaturas sobem ainda mais e o sol mantém-se a brilhar em quase todo o país. O IPMA prevê 28ºC de máxima para Santarém, 27ºC para Braga, Lisboa, Setúbal e Beja e 26ºC para Vila Real, Leiria, Évora, Sines e Faro. Já para o Porto os meteorologistas preveem 22ºC de máxima.
O distrito mais fresco será Aveiro, com 20ºC de máxima. Nos Açores deixa de chover, mas tal como na Madeira, o céu permanece parcialmente nublado.
Leia Também: Sismo de 3,1 sentido de madrugada em Évora