O projeto 'CuidAdor' arrancou no final de 2019 e surge no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto, do qual a Câmara de Oleiros é investidor social.
"Estima-se que a ação beneficie cerca de 70 pessoas, por todo o extenso território concelhio [Oleiros], com muitas povoações dispersas e isoladas", refere, em comunicado, o município de Oleiros.
Implementado pelo Centro Social São João de Sobral, este projeto na área da inclusão social tem como objetivo apoiar pessoas que se encontrem numa situação de dependência de cuidados básicos, por motivos de incapacidade ou deficiência, com perda de autonomia, bem como quem lhe presta assistência regular.
"No terreno está já uma equipa multidisciplinar constituída por uma técnica de serviço social, uma cabeleireira e uma esteticista, a qual se desloca a casa dos beneficiários, dando uma resposta necessária e adequada a cada situação", lê-se na nota.
O 'CuidAdor' contempla ainda outros serviços e substituições pontuais do cuidador, permitindo que estes tenham tempo para si.
A autarquia explica ainda que este projeto articula-se com outras iniciativas municipais, como o Programa de Apoio ao Luto ou a Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Oleiros, dando resposta às preocupações sociais do executivo camarário.