Há sete casos suspeitos por despistar. Risco é "moderado a elevado"
A autoridade de saúde indica que não há casos confirmados de Covid-19 em Portugal.
© Global Imagens
País Coronavírus
Num balanço divulgado na noite desta quarta-feira, a Direção-Geral de Saúde (DGS) informa que o risco para a saúde pública em Portugal devido ao Covid-19 é "considerado moderado a elevado". Num comunicado enviado para as redações, a DGS acrescenta que até às 21 horas não se registavam casos confirmados do novo coronavírus no país.
A autoridade revela que há sete casos suspeitos por despistar, aguardando-se nesta altura os resultados dos testes. "Foram registados até agora 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultado negativo após testes laboratoriais", pode ler-se.
A DGS refere que se verificaram oito novos casos nas últimas 24 horas, "cinco no Hospital de São João, dois no Hospital Curry Cabral e um no Hospital Dona Estefânia".
"Todos os cidadãos são provenientes do norte de Itália, seis são do sexo feminino e dois do sexo masculino; dois são crianças", adianta a entidade.
A DGS acrescenta que, tendo em conta a propagação mundial do Covid-19, é necessário "considerar a hipóteses de importação de casos de doença de cidadãos provenientes da China ou de outras áreas com transmissão comunitária ativa".
Este boletim epidemiológico será divulgado a partir desta quarta-feira todos os dias às 18 horas. A DGS esclarece que a informação sobre casos suspeitos vai passar a ser comunicada apenas por esta via.
A epidemia do novo coronavírus provocou mais de 2.700 mortos e mais de 81 mil infetados, de acordo com dados reportados por mais de 40 países e territórios.
Das pessoas infetadas, quase 30 mil recuperaram.
O único caso conhecido de um português infetado pelo novo coronavírus é o de um tripulante de um navio de cruzeiros que foi internado num hospital da cidade japonesa de Okazaki, situada a cerca de 300 quilómetros a sudoeste de Tóquio.
[Notícia atualizada às 23h40]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com