Bastonário dos Médicos não aconselha viagens de férias em março
Miguel Guimarães diz que se devem evitar todas as viagens que não sejam necessárias neste momento.
© Global imagens
País Coronavírus
Depois de ter aconselhado os médicos a não participarem em conferências internacionais numa altura em que o mundo luta contra o novo coronavírus, o Bastonário dos Médicos, Miguel Guimarães, aconselhou também os portugueses em geral a não fazerem viagens de férias durante o mês de março.
"Estas preocupações devem ser de todos nós. Quando estamos a lutar contra uma epidemia de larga dimensão que, de hoje para amanhã, pode ser considerada uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde, temos todos de colaborar. [Por isso] sim, evitem as viagens que não sejam necessárias. Se a viagem puder ser evitada, porque é uma viagem de férias que calha agora em março, se calhar vale a pena a pessoa pensar em não fazer férias agora e fazer férias mais tarde e anular essa viagem neste momento", disse Miguel Guimarães esta segunda-feira, no Jornal das 8, da TVI.
1 milhão de portugueses infetados? "Não me parece possível"
Quanto às declarações da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que disse que poderá haver um milhão de infetados pelo Covid-19 em Portugal, Miguel Guimarães desvalorizou as estatísticas e relembrou que estas foram feitas "com base em estudos matemáticos que se aplicavam àquilo que foi a evolução da Gripe A".
"Eu sou um bocado otimista como o primeiro-ministro. Acho que nós não vamos ter muitos casos, mas não sei. É a minha percepção, é de eu ser, naturalmente, uma pessoa otimista. De qualquer forma nós temos de estar preparados para dar uma resposta adequada", disse, adiantando que "não me parece que isso seja razoável nem possível".
"Neste vírus e com a evolução que está a ser conhecida, acho que esse cenário não faz sentido e, portanto, estou plenamente convencido que não vamos ter um milhão de portugueses infetados com o cornavírus nem nada do que se pareça", concluiu.
Leia Também: AO MINUTO: Governo admite quarentena obrigatória caso seja necessário
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com