Mais dois casos confirmados de Covid-19 em Portugal. Já são oito
Estes dois novos casos confirmados de Covid-19 estão internados no Hospital de São João, no Porto. São dois homens.
© Global Imagens
País Covid-19
Há mais dois casos confirmados de Covid-19 em Portugal. Apurou o Notícias ao Minuto que estes dois pacientes estão internados no Centro Hospitalar de São João, no Porto. Com esta atualização, o balanço de doentes infetados pelo novo coronavírus por cá é revisto em alta: já são oito casos.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou, em comunicado, que um dos casos é de um homem de 50 anos que veio de Itália e está no Centro Hospitalar Universitário de São João com uma situação clínica "estável".
O outro paciente é um homem de 49 anos "com ligação a caso confirmado" e que está no Centro Hospitalar Universitário de São João, também estável.
Em relação aos restantes seis casos, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, quatro tiveram origem em cidadãos provenientes de Itália (três) e de Espanha e há dois casos com ligação a caso confirmado.
Ainda em relação aos casos confirmados (cinco homens e uma mulher), há cinco pacientes internados no Hospital de S. João, no Porto, dois no Curry Cabral, em Lisboa, e um em Coimbra.
Perante o cenário, o Ministério da Defesa está a fazer um levantamento de instalações militares para colocar à disposição em caso de aumento do surto de Covid-19 em Portugal, estando já a realizar obras no Hospital das Forças Armadas do Porto.
"Para já, estamos a olhar para capacidade sobrante no hospital das forças armadas do Porto, que tem um conjunto de salas, é um edifício muito grande, e tem um conjunto de salas que não estão a ser utilizadas neste momento e que, com algum investimento, podemos recuperar", referiu João Gomes Cravinho à Lusa.
Apesar do número crescente de mortos e infetados pelo coronavírus, há, porém, boas notícias e dizem respeito a novidades no domínio da investigação. Uma equipa de cientistas chineses identificou a estrutura completa da proteína ACE2, que o Covid-19 usa para entrar nas células humanas, o que pode facilitar o desenvolvimento de possíveis terapias antivirais.
Na China, onde teve origem o surto, o número de mortos ultrapassou a barreira das três mil pessoas, com 31 novas vítimas mortais registadas nas últimas 24 horas, anunciaram as autoridades chinesas.
O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países, incluindo cinco em Portugal.
Além dos 3.012 mortos na China Continental, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".
[Notícia atualizada às 9h38]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com