Covid-19: Associação recomenda suspensão de visitas a lares

A Associação de Apoio Domiciliário de Lares e Casas de Repouso (ALI) recomenda que sejam suspensas as visitas aos idosos em lares para diminuir os riscos de contágio por coronavírus.

Notícia

© Reuters

Melissa Lopes
06/03/2020 10:43 ‧ 06/03/2020 por Melissa Lopes

País

Covid-19

A Associação de Apoio Domiciliário de Lares e Casas de Repouso (ALI), a associação que representa lares privados, aconselha a suspensão das visitas dos familiares aos idosos para diminuir o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Para o presidente da ALI, esta poderá ser "uma das medidas mais importantes", uma vez que os lares recebem diariamente muitas visitas.

"Nunca se sabe quem poderá já estar infetado (...) Está-se muito às escuras", afirmou Ferreira de Almeida em declarações ao Notícias ao Minuto, antevendo que, uma vez no ar, o vírus poderá ter grande impacto nos idosos que, sublinhou, chegam aos lares cada vez mais velhos, mais doentes e, por isso, mais frágeis. "Vai ser muito complicado", previu.  

Apesar destas recomendações, que a associação irá esta sexta-feira transmitir aos seus associados (210 dos 730 lares privados), Ferreira de Almeida diz que "vai ser inevitável" que o vírus chegue às instituições que cuidam dos mais velhos. "Mais cedo ou mais tarde" acontecerá, "por muitas medidas de higienização que sejam tomadas". 

A recomendação de suspender as visitas aos idosos vai ficar ao critério de cada lar aplicar ou não, acrescentou Ferriera de Almeida. 

O responsável adiantou também que a Direção-Geral da Saúde irá esta sexta-feira reunir com o Instituto da Segurança Social a fim de determinar quais as orientações específicas para serem seguidas pelos lares de idosos, esperando que os apoios domiciliários sejam também sejam tidos em consideração (podendo os auxiliares, que entram em muitas casas, ser também um veículo de transmissão). 

 

 

 

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas