O boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS) na manhã desta quinta-feira dá conta de um novo aumento de casos infetados pelo novo coronavírus: são já 78.
Há ainda um total de 637 casos suspeitos e 133 que aguardam resultado laboratorial. Ainda de acordo com a DGS, há 4923 casos em vigilância pelas autoridades de saúde.
Quanto à distribuição geográfica dos casos infetados, há 44 na zona norte do país, cinco no centro, 23 em Lisboa e Vale do Tejo, cinco em Faro e um no estrangeiro.
Na manhã desta quinta-feira, a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, confirmou, em declarações à SIC Notícias, que foram contabilizados mais dois casos de infeção por Covid-19 na região, para além dos três já existentes. Trata-se, com efeito, do marido da professora que testou positivo e de um colega seu da Escola Manuel Teixeira Gomes.
A DGS mantém inalterado o número de cadeias de transmissão ativa: seis. Quanto a casos importados, cinco têm ligação a Espanha, 10 a Itália, três a Suíça e um a Alemanha/Áustria (em investigação).
Sublinhe-se que dos 78 casos infetados, apenas 69 estão internados. Destes pacientes que testaram positivo, 64% apresentam tosse, 46% febre, 10% dificuldade respiratória, 37% cefaleia, 40% dores musculares e 24% fraqueza generalizada.
Perante o cenário de pandemia, o primeiro-ministro, António Costa, remeteu para esta quinta-feira uma eventual decisão sobre o encerramento de escolas em Portugal. "Haverá a decisão do Conselho Nacional de Saúde Pública [quinta-feira] de manhã. Temos uma reunião do Conselho de Ministros e nessa altura serão adotadas as orientações que tivermos de adotar", declarou António Costa.