Conselho de Ministros suspenso. "Esta noite iremos anunciar as medidas"
Terminou o Conselho de Ministros agendado para a manhã desta quinta-feira, mas será retomado pelas 20h. O primeiro-ministro garantiu que "esta noite" serão anunciadas "as medidas".
© Reuters
País Covid-19
Terminou o Conselho de Ministros que estava agendado para a manhã desta quinta-feira, mas será retomado pelas 20h, depois de o primeiro-ministro ter ouvido os partidos com assento parlamentar. António Costa garantiu que "esta noite" serão anunciadas medidas e deixou um apelo para que sejam evitadas "situações de convívio. A liberdade de cada um nós tem de respeitar a dos outros".
À chegada à sua residência oficial, acompanhado por Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, António Costa explicou aos jornalistas que o Conselho de Ministros estava suspenso e que será retomado esta noite. Agora é o "momento de ouvir lideranças partidárias".
Só depois de transmitidas aos líderes partidários as medidas apuradas em sede de Conselho de Ministros é que o chefe de Governo as comunicará ao país. "Esta noite iremos anunciar as medidas", garantiu.
Questionado relativamente ao encerramento profilático das escolas a nível nacional, decisão que foi protelada para hoje, o primeiro-ministro recordou que esta é uma "decisão que não é isenta de consequências", seja "na organização das famílias", seja ao nível do "processo educativo e de avaliação".
O líder do Executivo vincou que é ainda necessário "ter em conta" que não está a ser decidido "o que acontece amanhã ou na próxima semana". O encerramento das escolas pode ser uma medida com impacto num período mais extenso. Torna-se, por isso, imperioso que o assunto seja "devidamente ponderado e avaliado".
A prioridade é evitar ser o transmissor desta pandemia
Na quarta-feira, nas redes sociais, vários utilizadores deram conta da quantidade de pessoas que rumaram às praias, num dia de temperaturas execionais para a época do ano. António Costa aproveitou a oportunidade para relembrar que "a concentração de pessoas favorece a propagação do vírus" e a "deslocalização não resolve o problema. Não é por não estar na sala de aula e sim noutro local que o risco é menor".
Perante a situação, o socialista deixou um apelo: "Cada um de nós pode, sem saber, ser portador de vírus e estar a transmiti-lo involuntariamente aos outros. A prioridade é evitar ser o transmissor desta pandemia". Portanto, "os cuidados de higiene são fundamentais", assim como "conter os impactos sociais".
Recorde-se que a Direção-Geral da Saúde anunciou, na manhã desta quinta-feira, que há 78 casos confirmados de Covid-19 em Portugal.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com