Covid-19: Ventiladores serão sempre utilizados nos pacientes mais graves
A diretora geral de Saúde, Graça Freitas, assegurou hoje que os critérios para a utilização de ventiladores em doentes com Covid-19 será sempre a gravidade da doença e nunca a idade.
© Global Imagens
País Graça Freitas
"Que fique claro que nenhuma pessoa com Covid menos grave passará à frente de uma pessoa com maior gravidade. Não está a ser feita essa discriminação, nem seria ético nem deontológico que fosse feito", afirmou Graça Freitas.
A diretora geral de Saúde, que participou esta tarde numa conferência de imprensa com a ministra da Saúde, respondia desta forma quando questionada sobre mensagens que circularam nas redes sociais de que, em caso de escassez de ventiladores, os médicos optariam por utilizá-lo nos pacientes mais novos.
Ainda a propósito dos ventiladores, a ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou que está a ser feito um levantamento do número de ventiladores existentes nos hospitais públicos e privados e explicou que, com o adiamento de algumas cirurgias, existem equipamentos que ficarão livres.
O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo.
O número de infetados ultrapassou as 151 mil pessoas, com casos registados em mais de 137 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 169 casos confirmados.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com