Com todos os estabelecimentos de ensino fechados a partir desta segunda-feira, vai haver, contudo, escolas que terão as portas abertas, a partir desta segunda-feira, para servir refeições aos alunos mais carenciados (abrangidos pela ação social escalão A), que as solicitem, e para "receber os educandos dos trabalhadores de serviços especiais", designadamente, filhos de pessoal hospitalar e de emergência.
Em comunicado, o Ministério da Educação anunciou que já se encontra disponível a lista das cerca de 800 escolas que vão estar abertas de Norte a Sul do país.
Confira aqui, de acordo com a região do país, os estabelecimentos de ensino.
É de sublinhar que os dados agora disponíveis podem ser atualizados sempre que necessário, até porque não é possível ainda ter a certeza quantas serão as famílias que vão recorrer a este serviço.
O primeiro-ministro, António Costa, recorde-se, anunciou na quinta-feira que as creches e escolas do ensino básico ao superior vão suspender todas as atividades letivas presenciais a partir desta segunda-feira, para tentar conter o surto de Covid-19. Estima-se que cerca de dois milhões de alunos fiquem em casa.
A decisão de suspender todas as atividades letivas presenciais a partir de hoje será reavaliada a 9 de abril.
O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.000 mortos em todo o mundo.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos de infeção confirmados para 245, mais 76 do que os registados no sábado.