Numa altura em que as escolas a nível nacional suspenderam as atividades letivas presenciais, devido à pandemia de Covid-19, a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), disponibilizou uma plataforma online com um conjunto de recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologias de ensino a distância.
O objetivo, como refere o comunicado enviado às redações, é disponibilizar "novos recursos, partilhar práticas e sobretudo dar resposta a este grande desafio: manter o processo de ensino aprendizagem em funcionamento", já que "perto ou longe, a Educação é um direito".
Considera a DGE que, "numa primeira fase, todas as escolas devem manter o contacto diário com os alunos e iniciar uma dinâmica em que, gradualmente, poderão introduzir processos e ferramentas mais complexas de interação".
É ainda fundamental que "sejam desenvolvidas formas simples para não perder o contacto com os alunos, em particular aqueles que não têm ainda acesso a Internet ou equipamento".
Sublinham as entidades que "em cada escola/agrupamento deve ser criada uma equipa de apoio aos restantes docentes", isto porque o trabalho destes profissionais "estará também a ser feito a distância" e "poderá haver algumas pessoas menos experientes neste tipo de modalidade de ensino". Simultaneamente, neste domínio, a DGE irá disponibilizar um curso sobre metodologias de ensino a distância.
Sugere-se que "escolas mais avançadas tecnologicamente" partilhem "as suas prática" e apoiem, "sempre que possível, outras que se encontrem em maior dificuldade".
Foi disponibilizado um e-mail (apoioescolas@dge.mec.pt) para resposta às dúvidas das diversas instituições de ensino.