Numa altura em que Portugal ultrapassou a barreira dos dois mil infetados por Covid-19, os apelos ao cumprimento das recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS), mas também das mais elementares regras de civismo, intensificam-se.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apela a que todos os que utilizam máscara e luvas devido à situação de pandemia no país, as coloquem no sítio certo: ou seja, no lixo.
"Em bom português, lançar a máscara e as luvas para o chão, após a sua utilização é: a) uma falta de educação; b) uma fonte de contágio;c) AMBAS AS HIPÓTESES ESTÃO CORRETAS!", apela desta forma a autoridade ao bom comportamento de todos.
"Juntos vamos conseguir parar a Covid-19", lê-se.
Relembramos que a Direção-Geral de Saúde desaconselha o uso generalizado de máscaras por causarem uma falsa sensação de segurança. A autoridade de saúde desaconselha igualmente o uso de luvas por estas poderem inclusive contribuir para a transmissão do vírus.
De acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira, há em Portugal 2060 infetados pelo novo coronavírus, tendo 14 recuperado. O novo coronavírus já causou a morte a 23 pessoas no país, nove das quais nas últimas 24h.