"A Câmara Municipal de Armamar tomou a iniciativa de criar um espaço para acolher cidadãos em isolamento profilático, face a uma eventual propagação da covid-19 no território do município. Esta iniciativa tem o apoio da Fundação Gaspar e Manuel Cardoso, que cedeu o espaço, bem como do Centro de Saúde e do ACES Douro II - Douro Sul", explica o documento.
Segundo informa, "o espaço estará pronto para entrar em funcionamento na próxima terça-feira" e, para isso, "começaram hoje os trabalhos de limpeza, desinfeção e pequenas reparações de dois pisos no edifício do antigo lar da Fundação Gaspar e Manuel Cardoso", na vila de Armamar.
"Quando tudo estiver pronto, haverá 12 quartos para isolamento, devidamente equipados, para a eventual necessidade de adoção de medidas desta natureza. A autarquia agradece às instituições envolvidas no processo toda a disponibilidade e colaboração demonstradas", lê-se.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23.000.
Dos casos de infeção, pelo menos 108.900 são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito na quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).
Dos infetados, 191 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.