A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou, na manhã desta segunda-feira, um pequeno vídeo em que é demonstrado um exemplo de cadeia de transmissão pelo novo coronavírus e reitera algumas das recomendações que tem vindo a fazer para os portugueses se manterem em segurança.
Nestas imagens, a autoridade mostra como apenas uma pessoa pode dar origem a uma transmissão, infetando outras duas, que vão contagiar mais e assim sucessivamente... podendo chegar até às dezenas de casos.
Depois, é dado um novo exemplo em que surge uma pessoa nessa cadeia que lavou as mãos e outra que se manteve em casa, diminuindo logo consideravelmente o número de transmissões do vírus. Deste modo, ficamos todos mais seguros.
"Um pequeno esforço de cada um de nós" resulta num "grande impacto para todos", afirma a DGS que aconselha:
- Lave as mãos frequentemente;
- Mantenha boas práticas de segurança alimentar;
- Proteja o espirro com um lenço ou o braço;
- Recorra a fontes oficiais;
- Use máscara só com indicação.
Segundo o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), Portugal registou nas últimas 24 horas mais 446 infetados e mais 21 mortes. O número total de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus é agora de 6.408 e já morreram 140 pessoas desde o início do surto em Portugal. O número de pessoas que recuperaram mantém-se inalterado (43) deste a passada quinta-feira.
Leia Também: AO MINUTO: Portugal tem já mais de seis mil casos e 140 mortes