A última sondagem do Barómetro de Opinião COVID-19 da Marktest, divulgada esta segunda-feira e realizada entre 30 de março e 1 de abril, revela que o índice de Avaliação de Desempenho do Governo atinge os 74 pontos e o de Avaliação de Desempenho do Presidente da República regista 67 pontos, ou seja, menos 3 pontos face à semana passada.
Um indicador preocupante resultante desta sondagem é o valor do índice de Expectativa Económica dos portugueses sobre a sua situação económica pessoal e do país daqui por um ano que não vai além dos 16,29%. A título de comparação, refira-se que em 2013, ainda na ressaca da crise financeira, esse valor era de 32,2%.
Embora 71% dos portugueses considerem que o atual governo tem feito tudo o que está ao seu alcance para proteger os portugueses do risco representado pelo coronavírus, quando a análise é feita do ponto de vista económico o descontentamento é ligeiramente superior: 35%. Este valor assume particular destaque junto do grupo dos mais jovens, 18/34 anos, onde atinge os 47% de insatisfação.
Todas estas informações, bem como os resultados de outras sondagens e indicadores sobre a Covid-19, trabalhados pela Marktest, estão agregadas no microsite do grupo.