À medida que os dias em confinamento passam, surgem cada vez mais iniciativas solidárias não só para combater a solidão como para ajudar as pessoas com mais carências, numa altura em que o mundo luta contra a pandemia da Covid-19 e a crise económica se alastra.
Felizmente, há pessoas que encontraram uma forma de ajudar a comunidade sem sair de casa, ou com pequenas e curtas ‘incursões’ à rua.
É o caso de Nuno Botelho. O fotojornalista sentiu necessidade de “ajudar de alguma maneira”, mas a trabalhar a partir de casa, com um filho pequeno e com a mulher a dar consultas de psicologia por Skype, não era fácil encontrar uma forma de apoiar a comunidade nesta altura.
Até que a ideia surgiu. “Pensei que fazendo uma caixa solidária poderia ajudar. Uma caixa por cada bairro levando as pessoas a fazer o mesmo, sem terem que se deslocar nesta altura”, explicou Nuno ao Notícias ao Minuto.
A primeira caixa foi colocada em Carcavelos, com vários alimentos, prontos a ser trocados. A segunda, em princípio, será colocada na Parede.
Entretanto, Nuno criou um grupo no Facebook – Caixa Solidária - não só para informar as pessoas da localização da caixa, como para motivar outras a fazerem o mesmo nos seus bairros de forma a que cada vizinho possa levar o que mais precisa e deixar o que quiser.