Um grupo de fiéis quebrou, este domingo, as mais elementares regras de proteção para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
O vídeo, que circula nas redes sociais, mostra várias pessoas a dirigirem-se até uma cruz e a beijarem-na, uns a seguir aos outros. O episódio terá acontecido na freguesia de Martim, em Barcelos. Veja o momento no vídeo da galeria acima.
"Custa a acreditar numa situação destas. As pessoas em Martim são respeitadoras", reagiu o presidente da junta, António Carvalho, quando questionado pelo Diário do Minho.
Este, contudo, não terá sido caso único, tendo o jornal regional 'Cidade Hoje' divulgado o vídeo do momento em que um grupo de vizinhos decidiu manter a tradição religiosa, na freguesia de Vermoim (concelho de Famalicão), reunindo-se em torno de uma mesa no meio da rua e beijando a cruz.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 112 mil mortos e infetou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Dos casos de infeção, quase 375 mil são considerados curados.
Em Portugal, segundo o balanço feito no domingo pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 504 mortos e 16.585 casos de infeção confirmados.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em Estado de Emergência desde de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril.