Nunca é demais lembrar a necessidade de adotar certo tipo de comportamentos que devem ser tidos em conta na hora de sair de casa para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Muitos dos comportamentos terão inclusive de fazer parte da rotina diária mesmo depois deste período de confinamento.
A Direção-Geral de Saúde sugere nomeadamente o uso de roupa de mangas compridas.
Caso tenha recomendação para usar máscara, coloque-a antes de sair (se estiver doente, se pertencer a determinada profissão que contacta com terceiros, etc). De recordar que esta segunda-feira, a DGS publicou uma nova norma sugerindo o uso de "máscaras sociais" (não cirúrgicas) para a população em geral. Estas, sublinhe-se, são máscaras diferentes das recomendadas para doentes e certo tipo de profissionais, que devem usar as cirúrgicas.
Quanto aos lenços, coloque-os no lixo logo após a sua utilização. A lavagem de mãos e desinfecção, nunca é demasiado referir, tem de ser constante, sobretudo depois do contacto com superfícies potencialmente contaminadas.
Nesta fase, evite usar os transportes públicos, tente não pagar em dinheiro e se o tiver de fazer, desinfecte depois as mãos. Apanhe o cabelo, não use acessórios (brincos, pulseiras, anéis). Leve sempre consigo lenços para usar se tiver de tocar em alguma superfície (como por exemplo, usar o multibanco).
Quando tossir ou espirrar, deve usar o cotovelo para cobrir a boca e o nariz. Evite levar as mãos à cara. Deve ainda manter o distanciamento social de, pelo menos, dois metros.
E quando levar o seu animal de estimação à rua, evite o contacto com outros animais, pessoas e objetos desnecessariamente.
De acordo com o boletim epidemiológico de segunda-feira, Portugal regista 535 mortes devido à Covid-19 e mais de 16 mil infetados.