A Guarda Nacional Republicana deixou este domingo um aviso sobre os tempos de pandemia que estamos a atravessar. "Ainda é cedo para baixar a guarda!", é o mote da publicação que a força de segurança colocou no Facebook.
"Nesta fase, não se pode deitar tudo a perder!", recorda ainda a autoridade, frisando a necessidade de continuarmos "nesta luta diária, afastados uns dos outros, mas juntos, no sentido do dever, ausentes dos espaços públicos, mas presentes e empenhados no combate à pandemia".
E mais uma vez se recorda: "Siga as indicações das autoridades e fique em casa".
A intenção é que, "tão breve quanto possível, possamos todos juntos reabrir o que está encerrado, passear lado a lado e olhar para trás e dizer: 'Valeu a pena!'".
Recorde-se que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa decretou, na passada quinta-feira, a renovação do Estado de Emergência devido à pandemia de Covid-19 em Portugal, que se prolongará até às 24 horas do dia 2 de maio.
Portugal regista este domingo 714 mortos associados à doença Covid-19, mais 27 do que no sábado, indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Este registo diário significa um aumento percentual de 3,9% comparativamente a sábado e uma descida em termos de variação e de número absoluto (ontem foram contabilizadas 30 mortes).