Na véspera de terminar o segundo Estado de Emergência, o MAI informa que a PSP e GNR, dando cumprimento às determinações do Decreto que renovou o Estado de Emergência, em vigor desde as 00h00 do dia 18 de abril - e que termina à meia-noite do dia 2 de maio - detiveram mais nove pessoas por crime de desobediência.
Com estas detenções, efetuadas até às 17h00 desta quinta-feira, o número total subiu para 117, destas "39 por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, uma por desobediência ao dever especial de proteção, 56 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, oito por desobediência ao encerramento de instalações e estabelecimentos, uma por desobediência às regras de funcionamento do comércio a retalho, três por desobediência às regras de funcionamento na prestação de serviços e nove por resistência/coação".
As autoridades fecharam também mais 17 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas, perfazendo um total de 252 encerramentos.
De referir que este números somam-se aos registados nos períodos de Estado de Emergência anteriores. No primeiro, que vigorou entre os dias 22 de março e 2 de abril, foram efetuadas "108 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais". No segundo, que vigorou entre os dias 3 e 17 de abril, registaram-se "184 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 432 estabelecimentos comerciais".
Apesar de o terceiro estado de emergência estar prestes a terminar, o Ministério da Administração Interna reforça "a imperiosa necessidade de todos contribuírem para conter o contágio da Covid-19", respeitando as medidas de confinamento ainda em vigor.
[Notícia atualizada às 19h34]