Lar em Matosinhos comprometeu-se a fazer plano para separar utentes
O Lar do Comércio, em Matosinhos, que já registou 17 mortes pela covid-19, comprometeu-se a elaborar um plano de mobilização interna para separar utentes infetados de não infetados, disse hoje à Lusa fonte da câmara local.
© Shutter Stock
País Covid-19
A direção da instituição comprometeu-se, na segunda-feira, a entregar à Câmara Municipal de Matosinhos e às autoridades de saúde o plano, sendo que para o colocar em prática iria precisar da ajuda destas, adiantou.
Além da elaboração do plano, o lar vincou que iria iniciar trabalhos de higienização e desinfeção das instalações, sublinhou.
Fonte da câmara acrescentou que os responsáveis comprometeram-se ainda a melhorar a "política de comunicação" com os familiares dos utentes, tendo já contactado 60 deles.
Face à "urgência" da situação do Lar do Comércio, a autarquia e as autoridades de saúde aguardam o plano elaborado para preparar uma resposta, adiantou.
O Lar do Comércio contabilizou já 17 mortos e 89 utentes e 25 funcionários infetados pelo novo coronavírus, referiu a fonte.
Portugal contabiliza 1.074 mortos associados à covid-19 em 25.702 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado na terça-feira.
Relativamente ao dia anterior, há mais 11 mortos (+1%) e mais 178 casos de infeção (+0,7%).
Das pessoas infetadas, 818 estão hospitalizadas, das quais 134 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.712 para 1743.
Portugal entrou domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com