DGS alerta. Grávidas "devem manter a vigilância" durante a pandemia
A pandemia não deve ser impeditiva da manutenção da vigilância da gravidez, como alerta a Direção-Geral da Saúde.
© iStock
País Covid-19
Se está grávida durante esta fase em que Portugal atravessa a pandemia de Covid-19, esta notícia é para si. A Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta, numa publicação na rede social Facebook, que as gestantes devem manter a vigilância e confiar nos profissionais de saúde que preparam o nascimento do bebé.
Nestas mensagens direcionadas para grávidas e familiares, a autoridade da Saúde destaca que a vigilância "da gravidez deve ser mantida de acordo com o plano de contingência". Se tiver sintomas "sugestivos de infeção pelo novo coronavírus, deve contactar o SNS24".
Apesar de prevalecer o dever de confinamento, isso não deve implicar que deixe de efetuar os rastreios necessários. Deve, como dá conta a DGS, "manter rastreios analíticos e ecográficos do primeiro trimestre, os exames analíticos do 2.º trimestre e ecografia morfológica, o rastreio da diabetes entre as 24 e as 28 semanas, a vacinação contra a tosse convulsa, a profilaxia da isoimunização às 28 semanas nas grávidas Rd D negativas".
Não se esqueça igualmente de manter uma alimentação saudável e exercício físico de acordo com a evolução gestacional.
Sempre que possível, devem ser "privilegiadas as teleconsultas e a auto-avaliação de peso e da tensão arterial em casa".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com