O Ministério da Saúde recorda as recomendações da Direção-Geral de Saúde para desinfetar a roupa em tempo de pandemia. Sendo certo que ainda muito se desconhece sobre o vírus SARS-CoV-2, nomeadamente quanto tempo sobrevive em superfícies, há estudos que indicam que este não sobrevive a temperaturas superiores a 60ºC.
Assim, a autoridade de saúde recomenda aos profissionais de saúde, aos doentes com Covid-19 e aos seus cuidadores, assim como a quem tenha estado em contacto com alguém infetado, a lavar a roupa numa temperatura acima de 60º.
Mas antes de o fazer, leia as indicações nas etiquetas da roupa. Se não for possível lavá-la a altas temperaturas, opte por desinfetá-la de outra forma, utilizando, por exemplo, lixívia (e tenha atenção, se a roupa for colorida terá de usar uma lixívia apropriada).
No caso da roupa de cama e toalhas, as recomendações são para a lavar na máquina à temperatura mais elevada possível, sempre acima dos 60º, utilizando apenas detergente.
Recomendações para desinfetar a roupa. Algumas indicações especificas para quem está doente com COVID-19, ou é cuidador, entre outros. Cuide de si, cuide de todos! #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT #SejaUmAgenteDaSaudePublica #estamoson @DGSaude @govpt pic.twitter.com/0V2fe3QwcD
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) May 13, 2020
Portugal está desde 3 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março. Esta quinta-feira, políticos e especialistas reúnem-se para avaliar a segunda etapa do desconfinamento.
Até ao momento, a DGS contabilizou 1.175 mortos associados à covid-19 em 28.132 casos confirmados de infeção.