Em fim de semana de calor, GNR dá conselhos para evitar afogamentos
“A morte por afogamento é rápida e silenciosa”, por isso o melhor é seguir estes conselhos, principalmente, se tiver crianças.
© GNR
País Afogamento
As temperaturas altas previstas para este fim de semana vão levar muitas famílias, que passaram os últimos meses confinados devido à pandemia da Covid-19, às praias, por isso, a GNR decidiu recordar, na página de Facebook, vários conselhos para evitar um dos acidentes que mais acontece durante a época balnear: os afogamentos.
“Perto do mar/piscina nunca perca a criança de vista e vista-lhe sempre um colete ou braçadeiras”, começa por lembrar a GNR.
Outras das dicas é nunca deixar a criança sozinha na água. “Convém estar sempre um adulto dentro da piscina ou no mar a acompanhar a criança”, lê-se na publicação.
Mas há mais dois conselhos que deve seguir para evitar uma tragédia: Nunca deixe brinquedos dentro da piscina, pois é uma situação que chama a atenção da criança e pode revelar-se uma distração fatal e se tem uma piscina em casa, quando esta não tiver a ser utilizada, tape-a com uma tela ou lona de proteção.
Pois, lembra a GNR, “a morte por afogamento é rápida e silenciosa” e “bastam apenas alguns segundos sem supervisão para tudo acontecer”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com