A Câmara Municipal de Cascais começou, na passada quinta-feira, a disponibilizar testes serológicos gratuitos à Covid-19 a todos os habitantes do concelho, uma medida que poderá chegar a abranger 214 mil pessoas.
A ação precursora acabou por ser noticiada, esta sexta-feira, pela agência Reuters e divulgada no jornal norte-americano The New York Times.
“Uma conhecida vila de praia perto de Lisboa planeia ser a primeira em Portugal a testar os seus 200 mil residentes para anticorpos contra o coronavírus, para tentar ajudá-los a aproveitar a época de verão da forma mais normal possível, apesar da crise”, começa por apontar o artigo.
Na peça, na qual são entrevistados alguns dos primeiros residentes a realizarem ou a inscreverem-se para o teste, é referido, tal como foi anunciado pela autarquia, que os resultados do rastreio são conhecidos no espaço de 24 horas e enviados depois para o endereço de email pessoal dos testados.
A Câmara tem ainda o objetivo de que sejam realizados por dia cinco mil testes nesta iniciativa, que decorre de uma colaboração entre autarquia, a Fundação Claude e Sofia Marion, da empresa de diagnósticos Roche e os laboratórios privados Germano Sousa e Joaquim Chaves.
Recorde-se que vários países estão a pensar em avançar para a realização de testes de imunidade em massa para acelerar a reabertura da atividade económica e social. Contudo, ainda não há evidências científicas de que a presença de anticorpos se traduza em imunidade permanente.