Se faz parte dos portugueses que esta Páscoa vão viajar de avião fique a par dos conselhos que a Polícia de Segurança Pública (PSP) tem para si. Através das redes sociais, a autoridade salienta, entre outras recomendações, que "nunca" pode perder "a bagagem de vista" e que deve ter os seus documentos "sempre à mão e com cópias".
No aeroporto, independentemente do local de partida, é fundamental que siga a regra de não transportar objetos proibidos: "Facas disfarçadas (card sharp), sprays, objetos pontiagudos ou inflamáveis".
A PSP sugere ainda, na mesma publicação no Facebook, que "consulte antecipadamente a lista de artigos proibidos no site do aeroporto ou da companhia aérea", alertando que "ignorar este cuidado pode atrasar o seu embarque e resultar em sanções legais".
Outro dos alertas da força de segurança surge no sentido de não abandonar malas ou mochilas, isto porque "bagagem sem vigilância pode gerar alarmes de segurança, pode levar à evacuação de áreas e intervenção de equipas especializadas".
Deverá também ter "sempre o seu documento de identificação válido e à mão" - de modo a evitar "atrasos nos controlos de segurança e embarque" -, evitando deixá-los "no bolso de trás" ou em "bolsas abertas".
Vai de carro até ao aeroporto?
Se vai de carro próprio até ao aeroporto, recorde que deve estacionar "apenas nas zonas permitidas". A PSP vinca que "o estacionamento em zonas proibidas pode causar riscos de segurança e obstrução de acessos de emergência", sendo que a sua viatura poderá ainda "ser rebocada e sujeita a fiscalização adicional".
Leia Também: 'Pascoa em segurança'. Os conselhos da PSP para uma condução segura