A chuva intensa que caiu em Portugal continental nas últimas horas levou ao registo do 366 ocorrências entre as 00h00 de dia 11, sexta-feira, e as 00h00 deste domingo, dia 13, avançou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ao Notícias ao Minuto. A maioria foi registada na região de Lisboa e Vale do Tejo, com 202 ocorrências, sobretudo nos concelhos de Loures e Odivelas.
Nestas centenas de ocorrências estiveram envolvidos 1357 operacionais e 497 meios terrestres.
A estação de Odivelas do Metropolitano de Lisboa, que esteve fechada a partir da tarde de sábado, reabriu ao público este domingo, às 06h30, sendo retomada a circulação em toda a linha Amarela (Odivelas - Rato), anunciou o Metropolitano de Lisboa.
Num comunicado, a empresa alerta que "a entrada para a estação faz-se pelo átrio superior", precisando que "um dos acessos ao átrio superior e o acesso do interface rodoviário ao átrio inferior estarão temporariamente encerrados para trabalhos de reparação" e enaltece o esforço desenvolvido pelas suas equipas, pelos bombeiros e autoridades intervenientes para reposição do serviço público de transporte na estação Odivelas".
Estação Odivelas reaberta
— Metropolitano de Lisboa (@metro_lisboa) April 13, 2025
Retomada a circulação em toda a linha Amarela. A entrada para a estação Odivelas faz-se pelo átrio superior. Um dos acessos ao átrio superior e o acesso do interface rodoviário ao átrio inferior estarão temporariamente encerrados para trabalhos de… pic.twitter.com/hCeAUV5NNP
Os Bombeiros Voluntários de Odivelas, no Facebook, agradeceram o "empenho e coragem" dos operacionais que "estiveram novamente ao lado de todos".
Já os Bombeiros de Loures falam em "bonança após a tempestade".
"Força imensa entre Bombeiros de Loures, os vários departamentos e serviços do Município de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas e Junta de Freguesia de Loures. Reposta a normalidade, vamos descansar até ao próximo alerta. Por si, por todos, mantenha-se vigilante", escreveram os Bombeiros de Loures no Facebook.
Nas redes sociais foram várias as pessoas que partilharam vídeos das inundações provocadas pelas chuvas intensas. Veja alguns deles abaixo.
Leia Também: Casas e carros inundados, metro fechado. Chuva leva caos a Lisboa e Beja