Uma nuvem mammatus foi captada este sábado, 12 de abril, em Nelas, Viseu.
O fenómeno meteorológico foi fotografado por um utilizador, que partilhou o seu registo com a página 'Meteo Trás-os-Montes'.
Estes nuvens são algumas das formações de nuvens mais invulgares e distintas, com uma série de protuberâncias ou bolsas que emergem da base de uma nuvem, tal com explica o Met Office - serviço nacional de meteorologia do Reino Unido.
As nuvens mammatus são geralmente formadas em associação com grandes nuvens cumulonimbus. - diretamente associadas à ocorrência de tempestades.
Embora se formem, normalmente, na base das cumulonimbus, também já se formaram noutros tipos de nuvens, como stratocumulus, altostratus e altocumulus.
"As nuvens mammatus formam-se geralmente nas nuvens cumulonimbus mais instáveis, o que significa que há também a possibilidade de granizo, chuva forte e relâmpagos nas proximidades e, se o ar estiver suficientemente frio durante o inverno, podem produzir neve. Por vezes, as mammatus podem formar-se noutros tipos de nuvens que não produzem chuva, embora isto seja muito menos comum", destaca-se.
Mammatus "vem do latim mamma, que significa 'úbere' ou 'peito'. O seu aspeto marcante é mais visível quando o sol está baixo no céu e as suas bolsas são emolduradas pela luz solar".
Leia Também: Nuvem funil avistada em vários pontos de Santarém (e há imagens)