O mau tempo voltou a afetar este sábado o país, sobretudo na área da Grande Lisboa, onde os concelhos de Loures e Odivelas foram os mais afetados.
No total, entre as 12h00 e as 20h00, o comando sub-regional da Grande Lisboa da Proteção Civil registou cerca de 120 ocorrências nestes concelhos devido à chuva intensa.
"Registámos cerca de 120 ocorrências. Os números ainda não estão fechados porque os meios ainda estão no terreno", informou à agência Lusa fonte do comando, indicando que continuavam a operar cerca de 400 homens e 96 viaturas dos bombeiros e serviços municipais da Proteção Civil.
A mesma fonte referiu que "as ocorrências foram todas ao nível de inundações em vias públicas ou domicílios", sem registo de feridos.
Devido também ao mau tempo esteve também encerrada à circulação na estrada nacional 8 entre Loures e Póvoa de Santo Adrião "devido a um lençol de água".
Anteriormente, o comandante sub-regional da Grande Lisboa, Hugo Santos, tinha dito à Lusa que a chuva forte provocou o galgamento do rio Trancão na zona da Flamenga, em Lisboa, levando à interdição da circulação rodoviária e à necessidade de retirar algumas pessoas dentro dos seus carros.
Além disso, também o Metropolitano de Lisboa foi afetado. A estação de Odivelas foi encerrada pelas 14h22 devido à "chuva muito forte e repentina", que levou a que uma grande quantidade de água entrasse na estação.
É de notar que, até às 18h00 de hoje, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) já tinha registado um total de 264 ocorrências devido ao mau tempo - um balanço contabilizado desde as 00h00 de sexta-feira.
O oficial de operações da ANEPC José Rodrigues adiantou ao Notícias ao Minuto que grande parte das ocorrências foram registadas na zona de Lisboa e Vale do Tejo, mas também na região do Alentejo, com algumas em Beja.
Já em Monte do Trigo, no concelho de Portel, distrito de Évora, a chuva inundou duas habitações, provocou danos materiais e deixou seis pessoas desalojadas.
A maioria das ocorrências hoje registadas são inundações e existem também alguns registos de limpezas de vias, quedas de árvores, quedas de estrutura e movimentos de massa.
De notar que, nas redes sociais, têm estado a ser divulgadas diversas imagens.
Hoje, todos os distritos de Portugal continental estiveram - até às 18h00 - sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada e granizo.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Estação Odivelas do Metro de Lisboa temporariamente encerrada