A Polícia de Segurança Pública (PSP) fez, na madrugada deste domingo, 21 detenções numa operação junto a estabelecimentos de diversão noturna em Lisboa, onde fiscalizou o trânsito e o consumo de álcool.
"Esta operação está dentro do âmbito da Páscoa em Segurança 2025, que está a ser realizada em todo o país. No caso de Lisboa fizemos esta fiscalização em quatro locais distintos onde encontrámos 13 condutores com taxa de álcool acima do permitido, cinco a conduzir sem carta, um com condução perigosa, um detido por tentativa de atropelamento de um agente da PSP e outro por desobediência. Entre outras infrações que foram detetadas ao longo desta noite", explicou, em declarações à RTP, o superintendente da PSP José Sá Santos.
O condutor detido por tentar atropelar um polícia "desobedeceu ao sinal de paragem" e teve de ser perseguido.
"Os nossos polícias fizeram o seguimento em plena segurança. O condutor foi detido por tentativa de atropelamento de um agente da autoridade e correu tudo bem. Neste momento está a ser realizada a detenção desse condutor", acrescentou o superintendente da PSP.
No sábado, a PSP revelou que deteve 88 pessoas no primeiro dia da operação Páscoa em Segurança, 20 das quais por condução sem carta, apreendeu mais de 870 doses de droga e elaborou mais de 600 autos de contraordenação.
Das detenções efetuadas, a PSP destacou 37 por crimes rodoviários, nomeadamente 20 por falta de habilitação legal para conduzir e 17 por condução de veículo em estado de embriaguez.
A operação da PSP tem levado ao aumento da sua presença na via pública, reforçando a visibilidade e a capacidade de prevenção da ocorrência de ilícitos criminais, através do policiamento de proximidade e para o aumento do sentimento de segurança dos cidadãos.
Leia Também: Preventiva para homem que furtou lojas e tentou atropelar vigilantes