As crianças já regressaram às creches e, para manter todos seguros, a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou um conjunto de orientações pelas quais estas de deviam reger. Esta quinta-feira, a Autoridade colocou no Facebook as medidas gerais implementadas, para tirar alguma dúvida que ainda possa estar presente.
De acordo com a publicação, o objetivo passa por "maximizar o distanciamento entre as crianças, sem comprometer o normal funcionamento das atividades lúdico-pedagógicas".
Para a segurança ser a máxima possível, "as crianças e profissionais devem ser organizados em salas fixas", evitando, que pessoas de grupos diferentes contactem entre si. "O acesso à sala deve ser limitado apenas aos profissionais afetos à mesma", explica ainda.
Outra das indicações é "definir os horários de entrada e de saída desfasados", também para evitar o cruzamento de pessoas que não partilhem o mesmo local.
O espaço deve ser higienizado, "incluindo brinquedos, puxadores, corrimãos, botões e acessórios em instalações sanitárias, teclados de computador e mesas".
À entrada e à saída das creches, "as crianças devem ser recebidas individualmente pelo seu encarregado de educação". Já no interior do estabelecimento, "todos os profissionais devem usar máscara cirúrgica", conclui a DGS.
Leia Também: Prevista reabertura do Pré-Escolar com maior afluência do que nas creches