'Álcool gel InLab Medical' foi o único gel à base de álcool que chumbou num teste realizado pela Deco Proteste a 19 destes produtos, que se encontram à venda em Portugal.
Segundo a associação de defesa do consumidor, este gel desinfetante tem uma "percentagem de álcool inferior à declarada no rótulo".
Não havendo mais nenhuma justifica para este gel não ter passado no testo, a entidade detalha: "O 'InLab Medical - Gel higienizante/Sanitizing Gel' declara no rótulo 70% de álcool na sua composição. Porém, no nosso teste a 19 produtos em laboratório, aquele gel revelou uma quantidade de etanol inferior em mais de 5% do que o declarado".
É de recordar que, apesar de não haver consenso científico a nível nacional quanto à percentagem de alcoól mais eficaz na eliminação do SARS-COV-2, a Direção-Geral da Saúde (DGS) "recomenda o uso de uma solução que contenha 70% de etanol ou 75% de isopropanol".
"O produto não está conforme com a lei", concluiu a Deco Proteste .
Ainda segundo a entidade, os resultados deste teste já foram enviados à ASAE e ao Infarmed, para que as entidades atuem em conformidade. "Pedimos esclarecimentos quanto à classificação do produto denunciado. Podemos estar perante um problema de lote ou de formulação do produto. As autoridades devem agora fazer essa avaliação e, se necessário, recolher, pelo menos, este lote do mercado", refere a associação que zela pelos direitos dos consumidores.
Consulte os resultados do teste e veja quais os melhores produtos aqui.