A Câmara Municipal de Sintra informa, através de um comunicado divulgado esta quinta-feira, que solicitou às autoridades de Saúde o encerramento de 34 cafés que identificou, numa operação conjunta com a PSP, como de "risco elevado para a saúde pública e de ajuntamentos onde as normas das autoridades de saúde não eram respeitadas".
Na mesma nota, a autarquia faz saber que está a distribuir mais de 250 mil máscaras através dos três postos de atendimento que prestam apoio à população. Estas unidades, em funcionamento junto das estações da CP, distribuem gratuitamente material de proteção e informação para a prevenção e diminuição dos riscos de contágio por Covid-19.
Os três postos de atendimento surgem no seguimento da operação de distribuição de 1 milhão de máscaras, através da caixa de correio, por todos os munícipes. Recorde-se que Sintra é um dos concelhos mais afetados pelo coronavírus, contabilizando até ao momento 2.105 casos.
A Câmara Municipal recorda ainda que, por ocasião do regresso do ensino secundário, foram distribuídos cerca de 5 mil kits de proteção a alunos do 11.º e 12.º ano, professores e pessoal não docente. Os kits em causa incluíram viseiras, máscaras, gel desinfetante e luvas.
No que toca aos bombeiros e forças de segurança, a autarquia diz ter disponibilizado, até ao momento, cerca de 2 mil kits fato de proteção (inclui tapa pés, máscara FFp2, óculos, touca, luvas e fato); mais de 2.500 kits bata (inclui tapa pés, máscara cirúrgica, luvas e bata) e mais de 30 mil máscaras.
O balanço epidemiológico da DGS desta quinta-feira indica que, em Portugal, já morreram 1.524 pessoas por Covid-19. Nas últimas 24 horas há a registar mais uma vítima mortal, o que traduz uma taxa de variação de 0,07%. Quanto ao número de infetados, há mais 417 (taxa de variação de 1,1%), o que perfaz um total de 38.089 casos desde o início da pandemia.
O número de recuperados é hoje de 24.010, mais 430 do que ontem.