Incêndio em Aljezur dado como dominado, mas há "muito trabalho"

A meteorologia adversa pode levar "a uma alteração do ponto da situação" a qualquer momento.

Notícia

© Global Imagens

Filipa Matias Pereira com Lusa
20/06/2020 10:09 ‧ 20/06/2020 por Filipa Matias Pereira com Lusa

País

Incêndio

"Pelas 09h10 o incêndio da Vilarinha [em Aljezur] foi dado como dominado", anunciou o segundo Comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, Abel Gomes, em conferência de imprensa na manhã deste sábado.

Porém, há "muito trabalho nas próximas horas, há pontos sensíveis e meteorologia adversa", que pode levar "a uma alteração do ponto da situação" a qualquer momento.

Explicou ainda o oficial que o facto de o incêndio ter sido dado como dominado significa que há "meios em todo terreno e é expectável que não ultrapasse esse perímetro". Porém, o cenário pode mudar, "se tivermos uma reativação forte e voltarmos a ter o incêndio em curso". 

O incêndio tem, de momento, 25 km de perímetro e 9 km de comprimento, sendo que as chamas estão a afetar uma "zona de mato, de eucalipto e de pinheiro". 

Já quanto a possível danos, indicou o oficial que há "estruturas de madeira que estavam na frente de fogo, mas a prioridade é a salvaguarda da vida humana e depois dos bens das pessoas". 

Até ao momento "não há desalojados", já que "todos os deslocados estão com a situação resolvida na fase imediata". 

Segundo Abel Gomes, a noite passada foi "muito trabalhosa": "Tivemos uma meteorologia que quase sempre contrariou aquilo que eram as previsões. Muito mais grave em termos meteorológicos, a velocidade do vento que se fazia sentir foi sempre muito superior àquilo que eram as previsões".

Uma situação que "dificultou a tarefa dos operacionais" e que não permitiu dominar o incêndio ainda durante o período noturno como pretendiam.

"Também associado a este fenómeno a orografia não permitiu que houvesse acessibilidade a todas os locais da frente de fogo" pelo que tiveram que ser criadas condições pelas máquinas de rastos e pelos operacionais para que fosse possível obter os resultados hoje de manhã.

Segundo dados disponibilizados na página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 10h30 estavam no combate ao incêndio 461 operacionais, apoiados por 145 meios terrestres e seis meios aéreos.

[Notícia atualizada às 11h17]

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas