A decisão do Conselho de Administração da Fundação 'O Século' foi tomada "depois de uma longa e ponderada análise das medidas e orientações da Direção Geral de Saúde (GDS) e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)".
É um decisão inédita - nunca tal aconteceu "nos 22 anos da Fundação 'O Século' - mas este verão a histórica colónia de férias "não irá realizar-se", lê-se em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
"Lamentando e apelando à compreensão de todos por ter de tomar esta decisão extrema, a Fundação (...) concluiu que não teria condições para realizar as habituais atividades de férias em segurança para participantes, colaboradores e todos os utentes da Instituição", justifica.
Apesar de reconhecer que "os últimos meses têm sido de enorme sobrecarga para as famílias, situação especialmente agravada pelo período de confinamento", o cancelamento da colónia de férias tem "como único objetivo continuar a garantir a segurança de todos".
Herdeira da Colónia Balnear Infantil 'O Século', que "nasceu em São Pedro do Estoril, numa antiga fábrica de conservas, a 10 de Setembro de 1927, concretizando a ideia do então jornalista e diretor do Jornal 'O Século', João Pereira da Rosa", a colónia da Fundação tem como "objetivo proporcionar às crianças dias de férias na praia".
"Ao longo dos últimos noventa anos de história, a antiga Colónia Balnear Infantil de 'O Século', pelo que é do conhecimento atual, só não se realizou na segunda Grande Guerra e em 1974", lembra a Fundação que, saliente-se, desenvolve uma atividade social "muito para além da Colónia de Férias, com diferentes valências de apoio social, da infância à idade sénior, que alcançam, diariamente, mais de 700 pessoas".