A Praia dos Pescadores, em Paço de Arcos, Oeiras, é, a partir deste sábado, 'Pet Friendly'. Quer isto dizer que o município permite que as pessoas se façam acompanhar pelos seus animais domésticos ao tomar banhos de sol... e de mar.
Há, contudo, "regras para esta frequência e condições de higiene adequadas" que têm de ser observadas: a sinalética, os bebedouros, uma área limitada para as pessoas acompanhadas por animais de estimação, um dispensador de sacos para dejetos caninos e limpeza regular.
A autarquia explica ainda, numa nota publicada no site, que "os utilizadores da praia, quando acompanhados de cães, ficam sujeitos ao cumprimento da legislação em vigor", salientando um conjunto de normas a respeitar.
São elas:
- "O uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela;
- Obrigatoriedade de se fazer acompanhar do respetivo Documento de Identificação do Animal de Companhia (DIAC) ou Passaporte do Animal de Companhia (PAC) ou, nas situações legalmente previstas, do Boletim Sanitário de Cães e gatos. No DIAC, PAC ou Boletim Sanitário devem constar os atos de profilaxia médica obrigatórios;
- Obrigatoriedade de recolha dos dejetos;
- Não é permitida a utilização da praia por animais que se encontrem feridos ou doentes, em cio, grávidas, a amamentar, ninhadas em período de aleitamento;
- Os animais devem ser protegidos de condições ambientais ou climáticas adversas, nomeadamente da chuva, do frio, do calor, das correntes de ar e da excessiva exposição solar."
Saiba que se o seu cão pertence a uma raça potencialmente perigosa, há outras questões que deve ter em conta como a "obrigatoriedade destes animais terem de possuir um seguro de responsabilidade civil". Leia tudo aqui.