Aos cinco casos de Covid-19 já identificados na aldeia de Santo Estevão, em Benavente, juntam-se mais 17 confirmados na sequência de 86 testes realizados no fim de semana. Os infetados pertencem a nove famílias de nacionalidade brasileira.
Em declarações à TVI, o presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho, confirmou os resultados da testagem feita aos contactos próximos dos casos de Covid-19, mostrando-se tranquilo quanto à situação epidemiológica no concelho.
"Sendo uma situação que tem alguma dimensão, deixa-nos alguma tranquilidade porque a assertividade com que interviemos permitiu-nos que todas as pessoas que testaram positivo estivessem já em isolamento", afirmou.
O autarca acrescentou que os infetados são pessoas "de idade relativamente baixa - famílias entre os 20 e os 40 anos com filhos, havendo três crianças positivas, com idades entre os 7 e os 12 anos", precisou.
A maioria dos 22 infetados permanece sem sintomas, tendo apenas uma pessoa ido ao hospital, mas sem necessidade de internamento. Além destas, há outras 32 pessoas em vigilância ativa, que vão cumprir quarentena nas suas habitações. Há, neste universo, quatro pessoas que foram retiradas das suas casas por falta de condições para fazer o isolamento. Estas pessoas foram colocados em habitações camarárias.
Carlos Coutinho sublinhou ainda que os infetados são pessoas que trabalham todos em atividades de jardinagem, razão que poderá explicar o contágio entre as nove famílias.