Duarte Cordeiro participa, esta tarde, numa ação de sensibilização numa praia de Oeiras onde a Federação Nacional das Associações Juvenis está a distribuir máscaras. "Antes mesmo do outono", onde é possível que ocorra uma eventual segunda vaga da Covid-19, "precisamos de apoio para a fase em que estamos agora", declarou o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares à RTP.
"Agora, infelizmente, já não temos tantas reportagens e tantas mensagens relativamente à precaução e à prevenção", começou por destacar, frisando ser "muito importante lembrarmos que se nós todos não tivermos um conjunto de cuidados, vai ser muito mais difícil todo o trabalho de quem está na linha da frente".
Para Duarte Cordeiro, "é muito importante os jovens estarem do nosso lado e serem nossos aliados neste combate e nesta fase em que a pandemia ainda está presente na região de Lisboa e Vale do Tejo, em que nós precisamos de baixar o número de casos e baixar os contágios", explicitou, enumerando as 'regras de ouro' para combater a pandemia, como sejam o distanciamento social ou uma frequente higienização das mãos.
Quanto a uma eventual vaga de infeções no outono, Duarte Cordeiro referiu que esta possibilidade "não é uma novidade" e que "temos todos de nos preparar para essa realidade". "Tudo o que está a acontecer neste momento, tudo o que estamos a aprender neste processo, vai-nos permitir ter outra capacidade de resposta nessa altura".
E, acrescentou ainda, "o país tem que se preparar para essa eventualidade" e "temos de nos ajustar àquilo que significa poder haver uma nova onda a nível internacional e europeu que chegue ao nosso país".
De recordar que a Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou, este sábado, que, nas últimas 24 horas, foram contabilizados mais oito óbitos e 342 infetados com Covid-19 no país. Contudo, devido a uma correção dos dados, ao número de casos diários de hoje, acrescem mais 200 casos, elevando o total de contágios divulgados neste boletim epidemiológico para 542.