"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lamenta, com profunda consternação, a morte de um Bombeiro da corporação de Miranda do Corvo, que combatia, com a sua equipa, um incêndio na serra da Lousã", lê-se na nota de pesar publicada na noite deste sábado no site da Presidência.
O Presidente da República sublinha a "triste notícia" que "representa uma perda profunda para quem tanto dá ao país".
"À família enlutada e ao Corpo de Bombeiros de Miranda do Corvo o Chefe de Estado envia as mais sentidas condolências", pode ler-se na nota.
Marcelo informa ainda que já os Presidentes das Câmaras Municipais da Lousã e de Miranda do Corvo, assim como o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, "para conhecer o ponto de situação no terreno" e se inteirar do estado de saúde dos bombeiros feridos, "a quem deseja rápidas melhoras".
O Governo e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil também já lamentaram a morte do bombeiro no combate às chamas na serra da Lousã.
O incêndio na encosta da serra da Lousã deflagrou pouco depois das 18 horas deste sábado, numa altura em que trovoadas secas potenciaram muitos focos em toda a região Norte e Centro. Para o teatro de operações na serra da Lousã foram mobilizados 250 operacionais e 70 veículos. O incêndio foi, entretanto, dado como dominado por volta das 21h00. No local decorrem ainda as operações de rescaldo e vigilância, faz ainda saber a ANEPC.