O boletim sobre a situação epidemiológica da covid-19 no arquipélago refere que, "até ao fim do dia 19 de julho, foram contabilizadas na Madeira 1.559 notificações de casos suspeitos, 1.457 das quais não se confirmaram".
O documento menciona que "a região registou até à data 102 casos confirmados de covid-19, dos quais 94 são casos recuperados e oito são casos ativos".
Sobre estes oito doentes, adianta tratarem-se de "casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas na Unidade de Rastreio do Aeroporto da Madeira".
Destes, quatro pessoas continuam em isolamento na Unidade de Internamento Polivalente dedicada à covid-19, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.
O IASAUDE informa que estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região um total de 10.321 pessoas, com recurso à aplicação 'MadeiraSafeToDiscover', estando 4.603 destas pessoas em vigilância ativa.
No que diz respeito aos testes de despiste efetuados na região, a nota aponta que foram processadas até 19 de julho 34.421 amostras.
Quanto à operação de rastreio de viajantes à entrada nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo, "há a reportar um total cumulativo de 9.279 colheitas para teste à covid-19 realizadas no local até às 17:30 de hoje.
A Madeira é a única região do país onde não se registaram óbitos devido à pandemia.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 606 mil mortos e infetou mais de 14,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.691 pessoas das 48.771 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.