A Direção-Geral da Saúde revelou dez recomendações que tem de seguir quando se desloca nos transportes públicos devido à pandemia do novo coronavírus que atravessamos. "Não dê boleia ao vírus" - Saiba quais os cuidados que deve ter nestes locais.
Para começar, deve "desinfetar as mãos antes e depois da utilização" de um transporte público. Enquanto estiver no interior, ponto dois, "evite tocar em superfícies e objetos".
Durante o período em que está à espera e durante a utilização dos transportes, avisa a DGS que deve "manter o máximo de distância possível das outras pessoas" .
Para pagar, use "meios sem contacto (contactless) ou dinheiro, desinfetando as mãos antes e depois do pagamento".
Ponto cinco, "utilize sempre a máscara".
A Autoridade para a Saúde recomenda ainda o seguimento das medidas de etiqueta respiratória: "Quando espirrar ou tossir, tape o nariz e a boca com o braço e troque a máscara assim que possível, lavando e/ou desinfetando as mãos de seguida".
Quanto a entradas e saídas do veículo, é pedido que "as facilite". "Dê prioridade a quem sai do veículo, evitando cruzar-se com outras pessoas".
Já quando estiver dentro do veículo, "evite deslocações". E não se esqueça, "respeite as orientações dos motoristas e dos operadores".
Por fim, sublinha a Direção-Geral da Saúde, "se for um caso suspeito ou confirmado de Covid-19, não deve utilizar transportes públicos". Caso tenha sintomas, já sabe, deve ligar para a Linha SNS 24 através do número 808 24 24 24.
"Se estiver doente ou com sintomas e se for absolutamente necessário utilizar estas vias de transporte, coloque uma máscara cirúrgica e redobre as precauções", remata a Autoridade.
Leia Também: Oferta de transportes na AMLisboa reposta a 100% em setembro