"Os resultados dos testes revelaram mais dez casos positivos, dos quais sete utentes e três funcionários", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes.
O número de pessoas infetadas por um novo coronavírus no Lar de Nossa Senhora da Luz, na localidade de Paradas, freguesia de A-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras, sobre assim para 86, de acordo com o último boletim de situação epidemiológica divulgado pela Câmara.
Do total de casos ativos no lar, "79 pertencem à União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, dois à freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, dois à freguesia de Silveira e três pertencem ao concelho de Lourinhã", pode ler-se no boletim com dados atualizados até às 23:59 de quarta-feira.
O surto no Lar de Nossa Senhora da Luz foi detetado no dia 03 de agosto, havendo a registar o óbito de um idoso de 93 anos, que se encontrava hospitalizado e que tinha outras morbilidades associadas.
De acordo com a direção da instituição, há ainda "cerca de 30 pessoas hospitalizadas" por necessitarem de cuidados médicos.
As 30 pessoas internadas distribuem-se pelos hospitais de Torres Vedras, Abrantes e Santa Maria (em Lisboa), segundo informações divulgadas no final da semana passada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O surto levou a que fossem efetuados testes aos 80 residentes e 78 funcionários do lar.
Carlos Bernardes disse hoje à Lusa que "está programada a realização de novos testes no dia 19" e que no lar se mantém as medidas de contenção, entre as quais, a divisão do espaço em três zonas: uma onde se encontram as pessoas que testaram positivo, outra onde estão os utentes que tiveram um teste negativo, mas que terão estado eventualmente em contacto com doentes, e finalmente uma zona das pessoas negativas, mas com sintomas.
Segundo o boletim de situação epidemiológica do concelho, Torres Vedras regista atualmente 118 casos ativos, 25 suspeitos a aguardar resultados e 252 pessoas em vigilância ativa.
Desde o início da pandemia registaram-se 329 casos positivos, dos quais 204 se encontram recuperados e sete morreram.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 749 mil mortos e infetou mais de 20,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.770 pessoas das 53.548 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.