Em comunicado hoje divulgado, o Exército explica que a entrega deste material, doado por esta força militar, permite reforçar a capacidade de recolha e teste PCR ao SARS CoV-2 na base militar, contribuindo para o esforço no combate e rastreio da covid-19.
Na base militar deste Aeroporto estão presentes cerca 52 nações, perfazendo cerca de 4000 pessoas, militares e civis.
O 5.º Destacamento de Apoio Nacional do Exército Português, que fez a entrega, tem por missão prestar apoio administrativo logístico a todos os militares portugueses presentes no Afeganistão e é constituída por uma equipa de um médico e um enfermeiro, que prestam os cuidados de saúde aos militares portugueses.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 770.429 mortos e infetou mais de 21,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.779 pessoas das 54.234 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.