A Câmara Municipal de Vila do Conde garantiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação epidemiológica no concelho e a procurar soluções para apoiar os pescadores locais diagnosticados com o novo coronavírus.
Em comunicado, a autarquia refere que a presidente Elisa Ferraz, acompanhada pelo vereador com o pelouro da Proteção Civil, Paulo de Carvalho, reuniu hoje com o secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, com o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, com Ana Mendes, representante da ARS Norte, com o delegado de Saúde de Vila do Conde, Luís Castro e o presidente da Propeixe, Agostinho da Mata.
A reunião teve como objetivo "encontrar soluções que simultaneamente protejam a saúde dos pescadores, das suas famílias e da restante comunidade vilacondense, mas que permitam, ao mesmo tempo, a subsistência desta comunidade piscatória".
"A Câmara Municipal de Vila do Conde disponibilizou meios, alojamento e toda a logística necessária imprescindível ao garante para a concretização das medidas apontadas", é ainda sublinhado na referida nota, que acrescenta que "cabe agora ao Ministério da Saúde, pronunciar-se sobre as propostas apresentadas".
No total, são nove os pescadores de Vila do Conde que estão infetados com Covid-19, sendo que oito já foram diagnosticados há cerca de duas semanas, forçando a paragem da emborcação onde trabalhavam. O concelho vila-condense está há algumas semanas a debater-se com um surto, com 173 casos ativos, segundo informou a autarquia, na semana passada.
Além da zona de Caxinas, onde em julho houve um foco de infeção numa fábrica de conservas, também foram afetadas as freguesias de Guilhabreu, Mindelo, Árvore e Azurara.