O Destacamento de Ação Fiscal (DAF) da GNR do Porto apreendeu, esta sexta-feira, 5,2 milhões de cigarros de contrabando, em Vila do Conde.
Em comunicado, a força militar conta que os cigarros foram apanhados durante uma ação de prevenção e combate à evasão e fraude fiscal, no decurso de uma fiscalização a um veículo pesado de mercadorias.
O transporte foi mandado parar na estação de serviço de Modivas, junto à autoestrada do Norte Litoral (A28).
De acordo com a GNR, os militares detetaram imediatamente cerca de 260.000 maços de cigarros, "acondicionados em 520 caixas que não ostentavam a estampilha especial exigida para a sua comercialização em território nacional, nem se faziam acompanhar de qualquer documentação comercial e aduaneira, comprovativa do pagamento do Imposto Especial Sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do IVA".
No total, os mais de cinco milhões de cigarros têm um valor comercial de cerca de 1.170.000 de euros, sendo que se tivesse sido vendido ao público teria lesado o Estado em mais de 900 mil euros, "resultante da evasão à tributação incidente em sede de IT e IVA".
Na sequência desta ação, foi ainda identificado um homem, de 50 anos, e elaborado um auto pela prática do crime tributário de contrabando.